Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

De Olho nas Obras: Sala Sinfônica da OSPA em debate

Publicação:

20130925115336ospa.jpg
Representantes da Associação de Amigos e da Associação de Funcionários da OSPA e da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Gra - Foto: Thiago Köche

Representantes da Associação de Amigos e da Associação de Funcionários da OSPA e da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul estiveram no Gabinete Digital nesta quarta-feira (25) para falar sobre a atividade de mobilização para o De Olho nas Obras.

A Sala Sinfônica da OSPA é uma das obras monitoradas pela ferramenta, que deverá ser apresentada aos amigos da OSPA e ao público por meio de tablets e material explicativo, antes de apresentação do concerto, no dia 8 de outubro. Por meio do De Olho nas Obras, é possível monitorar o andamento do projeto e enviar contribuições em foto, vídeo e texto, participando da fiscalização colaborativa da obra.

A obra

Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre carece, desde sua fundação, de uma sede própria para concertos, ensaios e demais atividades culturais. Tal realidade começou a mudar em janeiro de 2012, quando iniciaram as obras da Sala Sinfônica da Ospa. O projeto inclui uma sala de concertos com capacidade para 1,5 mil pessoas, um museu, salas de ensaios, escola de música, sede administrativa e 375 vagas de estacionamento. Neste momento, encontra-se em processo de licitação para a escolha da empresa a realizar a terceira etapa da obra.

A primeira fase das fundações correspondeu ao estaqueamento, executado pela empresa Serki Fundações LTDA. Na segunda etapa a empresa Epplan Construtora construiu os blocos de concreto armado nas cabeças de estacas para apoio dos pilares do prédio. O custo total estimado do projeto é de R$ 46 milhões, e a previsão é de que a Sala Sinfônica da Ospa seja inaugurada em outubro de 2014.

De Olho nas Obras: divulgação

A jornada de divulgação da ferramenta De Olho nas Obras começou em Santa Maria, em 29 de agosto, apresentando à comunidade do município a possibilidade de monitorar o andamento da obra do Hospital Regional. Na interface entre digital e analógico, a Van da Participação, equipada com tablets e conexão 3G, passou a tarde no coração da cidade, junto à Praça Saldanha Marinho, coletando questionamentos, dúvidas e críticas. Ao cabo de dois dias de atividades presenciais, mais de 40 pessoas enviaram suas contribuições. - See more at: http://gabinetedigital.rs.gov.br/post/de-olho-nas-obras-sala-sinfonica-da-ospa-em-debate/sthash.a3A71Maj.dpuf

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão