Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Governo e Granpal assinam parceria para o monitoramento de políticas públicas

Publicação:

20130912171312image_16_.jpg
A assinatura do Termo de Cooperação Técnica foi feita pelo secretário Vinícius Wu e pelo presidente da Granpal, o prefeito de - Foto: Cristina Rodrigues

A Secretaria-Geral de Governo do Rio Grande do Sul firmou uma parceria pioneira com a Associação dos Municípios da Região Metropolitana, a Granpal, para desenvolver iniciativas de aperfeiçoamento da análise de políticas públicas na região. A assinatura do Termo de Cooperação Técnica foi feita pelo secretário Vinícius Wu e pelo presidente da Granpal, o prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, na manhã desta quinta-feira (12).

Com o acordo, os impactos dos projetos nos municípios da região passarão a ser mensurados, com a implementação de metodologias de análise elaboradas pela SGG. “No Brasil muito se pensa e se projeta o desenvolvimento de políticas públicas, mas pouco se avançou em estratégias de monitoramento e análise dessas políticas”, afirmou o secretário Wu, apontando o desafio de mudar esse quadro.

Na sequência, Rinaldi valorizou a troca de experiências entre os municípios da Região Metropolitana, com o objetivo de “avançar para cidades sustentáveis e integradas”. Representando o governador Tarso Genro, o secretário Afonso Mota afirmou que vivemos um momento de profundo debate político do país sobre demandas da cidadania e defendeu “que com esse acordo consigamos fazer com que as políticas públicas sejam mais eficazes e melhorem significativamente a vida das pessoas”.

A parceria decorre da experiência da SGG com o monitoramento dos projetos considerados estratégicos pelo Governo do Estado, realizado na Sala de Gestão por meio da Sistemática de Monitoramento Estratégico (SME). A dinâmica de monitoramento permite traçar um quadro efetivo das realizações alcançadas, das demandas a superar e dos problemas a serem sanados.

Cooperação

A SGG desenvolve diversas parcerias visando à implementação de tecnologias que permitam ampliar a participação e tornar mais efetivas políticas públicas por meio de ferramentas de monitoramento. O último acordo do tipo foi feito com a Secretaria-Geral da Presidência da República, com a assinatura de um protocolo de intenções para o desenvolvimento de ações conjuntas voltadas à democracia em rede e à cultura digital, em agosto.

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão