Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

BRDE lança cartão voltado a pequenos e médios empresários

Publicação:

20130912133447201309121151360390cb120913.jpg
Governador Tarso Genro durante lançamento do cartão BNDES/BRDE - Foto: Caroline Bicocchi/Palácio Piratini

O Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE) lançou, nesta quinta-feira (12), o cartão BRDE/BNDES, voltado principalmente aos pequenos e médios empresários. No primeiro ano serão emitidos 800 cartões que, entre as vantagens aos empresários, disponibilizam crédito rotativo de até R$ 1 milhão, prazo de pagamento de até 48 meses e taxa de juros atrativos - a menor praticada pela instituição. Com a iniciativa, o BRDE torna-se o primeiro banco de fomento do país a operar o cartão.

"Vivemos um momento muito feliz aqui no Estado, invejável talvez, mas que não caiu do céu, é fruto do planejamento que realizamos desde o início da gestão, e que culminou no desenvolvimento de ações como a Política Industrial, que norteiam iniciativas como esta do cartão", ressalta o secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik. 

O cartão busca atingir quatro mil clientes em até quatro anos. "Estamos numa etapa de aprendizado, focando no atendimento aos micro e pequenos empresários e formando parcerias com cooperativas", explica o diretor-presidente do BRDE, Carlos Henrique Horn. "O cartão é uma popularização do BNDES e permite que o empresário receba um cartão que pode fazer compras, as quais serão financiadas pela instituição", completa Knijnik.

Durante o lançamento foram entregues cinco cartões simbólicos a empresários dos municípios de Santa Maria, Charqueadas, Ijuí, Caxias do Sul e Erechim. Os interessados já podem contatar as agências do BRDE nos três estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná).

Homenagem a Leonel Brizola 
O evento também marcou uma homenagem ao ex-governador gaúcho Leonel de Moura Brizola, um dos fundadores do banco e que deu nome à agência de Porto Alegre. "Se o RS está hoje na trilha do desenvolvimento é porque tem um acúmulo histórico de líderes que se espelharam em Leonel Brizola, que sempre pensou o Estado a partir de uma visão de planejamento", ressaltou o chefe do Executivo Tarso Genro, após o descerramento da placa.

Texto: Anna Magagnin
Foto: Caroline Bicocchi/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão