Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Obra da Ospa dá mais um passo nesta quarta

Publicação:

20130911120231sa_ospa_extso.jpg
Envelopes da licitação para a terceira etapa da obra serão abertos hoje. - Foto: Divulgação/Gabinete Digital

Depois de algumas idas e vindas, a terceira etapa da obra da Sala Sinfônica da Ospa está mais perto de se concretizar. Os envelopes com as documentações atualizadas de quatro empresas concorrentes no processo de licitação serão abertos nesta quarta-feira (11), às 14h, na Central de Licitações (Celic) da Secretaria de Administração e Recursos Humanos.

Esta é a segunda oportunidade de comprovarem a experiência técnica necessária para realizar o trabalho. Em julho deste ano, sete empresas haviam apresentado propostas, mas nenhuma foi habilitada. O novo prazo para a apresentação de documentos de habilitação encerrou na última sexta-feira (9), e apenas quatro enviaram os papéis.

A terceira etapa das obras consiste na construção da supraestrutura do prédio. O orçamento previsto para esta fase é de R$ 25.156.642,23, custo que será financiado por verba provinda de convênio firmado entre o Ministério da Cultura e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul. As quatro empresas que entregaram documentos são: Comercial Fagundes, Portonovo, Damiani e Cisal.

A obra

Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre carece, desde sua fundação, de uma sede própria para concertos, ensaios e demais atividades culturais. Tal realidade começou a mudar em janeiro de 2012, quando iniciaram as obras da Sala Sinfônica da Ospa. O projeto inclui uma sala de concertos com capacidade para 1,5 mil pessoas, um museu, salas de ensaios, escola de música, sede administrativa e 375 vagas de estacionamento.

A primeira fase das fundações correspondeu ao estaqueamento, executado pela empresa Serki Fundações LTDA. Na segunda etapa a empresa Epplan Construtora construiu os blocos de concreto armado nas cabeças de estacas para apoio dos pilares do prédio. O custo total estimado do projeto é de R$ 46 milhões, e a previsão é de que a Sala Sinfônica da Ospa seja inaugurada em outubro de 2014.

Saiba mais detalhes e conheça o Projeto Arquitetônico do Museu da Música e Sala Sinfônica da Ospa.

De Olho nas Obras

Você pode ajudar a fiscalizar o andamento da obra. Clique aqui e envie fotos, vídeos ou comentários.

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão