Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Autorizada instalação de empresa da indústria oceânica no Porto da Capital

Publicação:

A licença de instalação da empresa Interbrasil Transportes e Guindastes Intermodais Ltda no Porto de Porto Alegre foi liberada na tarde desta segunda-feira (09), pela prefeitura da Capital. O projeto que prevê o contrato temporário entre a Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) e a empresa foi aprovado, em março, pela Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq).

O documento permite a instalação de uma unidade da empresa Ecovix-Engevix Construções Oceânicas no Porto de Porto Alegre que deve gerar cerca 3 mil empregos diretos e indiretos, além de um acréscimo na receita da autarquia. A previsão é que as operações se iniciem no primeiro semestre de 2014.

Para o secretário de Infraestrutura e Logística do RS, Caleb de Oliveira, este é mais um investimento que comprova a retomada do desenvolvimento do Estado. "Este é um compromisso que o governo assumiu com a comunidade gaúcha. Estamos trabalhando forte, junto à SPH, para que possamos atrair ainda mais investidores, gerando empregos para os gaúchos e receita para o Estado", afirmou o titular da Seinfra.

O titular da SPH, Pedro Obelar, comemorou a liberação da licença e falou dos benefícios que serão conquistados com o empreendimento. "Este é um momento importante para a SPH e para o Porto da Capital. O sistema hidroportuário será aproveitado de maneira a fomentar a geração de emprego e renda na Região Metropolitana", disse. Todo o trâmite do processo foi acompanhado de perto pelo superintendente que afirmou que trata-se de um investimento que indica o aquecimento da indústria naval no Estado e a sua importância para a economia gaúcha. Obelar falou que, tão logo seja assinado o contrato entre SPH e empresa, os trabalhos para a instalação começam imediatamente. "O proximo passo é a instalação e início da operação da empresa."

Obelar explicou que a produção será voltada para construção de módulos de plataformas de exploração de petróleo e gás, destinados ao Polo Naval de Rio Grande. "Além da geração de empregos, a chegada deste empreendimento irá garantir um incremento de 25% na receita da SPH. "Serão cerca de R$ 2 milhões em receita para autarquia. Um aumento significativo na nossa arrecadação.", disse.

O titular da SPH destaca que este é o primeiro projeto a ser aprovado e que outras propostas já estão sob a avaliação da Antaq, entre as quais o da Metalúrgica Koch. "A SPH tem trabalhado muito na recuperação e regularização das suas áreas a fim de garantir espaços para empreendimentos voltados para a indústria oceânica. Este é um projeto em que acreditamos e que já mostra seus resultados", avalia.

Área
A instalação da Ecovix-Engevix Construções Oceânicas será feita em uma área de 51,3 mil metros quadrados, no Cais Navegantes. O projeto prevê a recepção, armazenagem, montagem, consolidação e embarque de estruturas metálicas e componentes vinculados ao Pólo Naval de Rio Grande.

Texto e foto: Cristiane Franco
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão